sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Desenvolvendo habilidades para leitura e apreciação das Artes visuais

Em geral, todos nós somos capazes de entender e gostar de arte. Entretanto, algumas habilidades podem ser desenvolvidas para que nosso aproveitamento seja ainda mais significativo. São elas a observação, a memorização, a análise e síntese, a orientação espacial e o sentido de dimensão, o pensamento lógico e o pensamento criativo.
Para desenvolver a observação devemos olhar com interesse dirigido, examinar com detalhes, focalizar a atenção, concentrar o pensamento e os sentidos com vontade de ver, de aprender, de perceber os detalhes significativos.

Experimente!



Para desenvolver a memorização é necessário observar e registrar com precisão aquilo que foi observado, de modo que, após algum tempo, seja possível relembrar o que foi visto.
Experimente!



De uma percepção mais geral, o analista segue para a decomposição das partes do objeto observado. Cores, formas, linhas, espaços, tamanho, textura, composição, luminosidade, enfim,todos esses aspectos analisados chegam a uma conclusão que denominamos síntese.

Experimente!
No primeiro olhar o que você vê?
Agora, analise com atenção. As aparências enganam!



















domingo, 16 de agosto de 2009

Falando sobre Arte... Mandalas

Mandala é uma imagem organizada ao redor de um ponto central. O ponto simboliza a unidade, a totalidade, a perfeição, sendo por isso em quase todas as culturas e épocas, um símbolo de Deus. Em todas as épocas, os homens criaram mandalas: planos de cidades, decoração de armas, jóias, estamparias, rosáceas de catedrais. Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações.Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.Originalmente as mandalas eram feitas com giz. Atualmente são feitas com areia colorida e outros materiais. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, VII e XVIII. A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias.
A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A catedral de Brasília, assim como outras catedrais, usa a mandala para criar um ambiente sagrado e especial, muitos templos usam a geometria sagrada e a forma circular para fazerem suas construções e, assim, formarem uma aura protetora e especial no lugar.

Mandalas para colorir




sábado, 15 de agosto de 2009

Falando em Arte...Restauração

Denominamos Patrimônio Cultural ao conjunto de bens culturais de valor reconhecido para um determinado grupo ou para toda a humanidade. Esses bens culturais estão divididos em duas categorias:
. Bens intangíveis (idéias, costumes, crenças, tradição oral, danças folclóricas, etc.)
. Bens tangíveis móveis (objetos de arte, livros, documentos, objetos litúrgicos, fósseis, etc.) e bens tangíveis imóveis (murais, monumentos, edifícios, templos, sítios arqueológicos, etc.)
Restaurar e preservar o Patrimônio Cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento cultural de um povo. Os bens culturais guardam informações, significados, mensagens, registros da história humana - refletem idéias, crenças, costumes, gosto estético, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um grupo em determinada época.
A restauração de bens culturais engloba uma série de procedimentos, técnicas e operações. Antigamente, esse trabalho era realizado, em geral, por artistas leigos ou por pessoas com "habilidades manuais" e essa prática gerou danos, por vezes, irreparáveis!
Atualmente, no entanto, cabe aos restauradores essa tarefa. São profissionais especializados que respeitam a autenticidade da obra e seguem um roteiro rígido e bem definido. Primeiramente é realizada uma pesquisa sobre a obra, a época em que foi criada e o material utilizado pelo artista.Em seguida, é feita a limpeza da obra. Só então, é efetuada a restauração.