quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

III. A arte na Grécia

Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram uma produção mais livre foram os gregos. Eles valorizaram especialmente as ações humanas, na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo.
A arte grega se caracteriza por uma procura contínua da proporção, harmonia, simetria e equilíbrio entre as partes, ou seja, a busca do belo.
Os gregos edificaram monumentos, templos ,teatros, casas e estádios. Eles utilizaram diferentes materiais como a pedra calcária, a madeira, a cerâmica e o mármore.
Suas colunas obedeciam a três ordens: a dórica, a jônica e a coríntia.
A Ordem dórica é a mais antiga. Ela tem um capitel caracterizado por elementos geométricos essenciais. Ela era simples, sóbria, maciça, pura e funcional.
A Ordem jônica era representada por um capitel mais trabalhado e elegante, com duas volutas em forma de espiral. Ela era elegante, esbelta, delicada e luxuosa.
A Ordem coríntia foi a mistura da arte dórica com a jônica. Possuía um capitel com elementos decorativos de grande efeito inspirados na sinuosidade das folhas de acanto, uma planta rústica que cresce espontaneamente.
O mais famoso dos templos gregos é o Partenon. Projetado por Fídias ele era todo de mámore, possuía 69,54 m de comprimento por 30,87 m de largura, com colunas de altura superior a 10 m.
A escultura grega, a princípio, foi parte da arquitetura. Os gregos esculpiram em pedra, marfim, bronze, madeira e cerâmica. As esculturam representavam heroísmo, racionalidade, frieza e dignidade.
Os gregos pintaram painéis, paredes(afrescos) e vasos. As pinturas em vasos variam muito de formato durante a história. Haviam vasos em forma de ânfora e de hídria, ambos armazenavam vinho, azeite e cereais. Esses vasos eram preparados com argila. A peça era moldada, em partes separadas, depois de secas eram unidas com argila líquida, só depois a pintura era efetuada, para finalmente ser levada ao fogo.
O tema das pinturas era a figura humana ou cenas mitológicas e religiosas.
Os gregos também foram grandes apreciadores do teatro e da música. A palavra música vem do grego mousike, em homenagem às nove musas que eram as deusas da inspiração. Os atores atuavam usando máscaras(personas) e sapatos com plataforma. A orquestra ficava no centro do teatro em solo de terra batida. As peças só eram apresentadas durante dez dias. Os gregos estudaram os fenômenos acústicos, de forma que a voz dos atores pudesse ser ouvida com clareza por todos que lhes assistissem.
Além da arquitetura, da escultura e da pintura, os gregos trabalharam a arte da ourivesaria. Fizeram belíssimas jóias, foram encontrados braceletes, colares, diademas e alfinetes. Eles incrustavam jóias, utilizando pedras como ornamentos.

http://www.youtube.com/watch?v=cyvNgDMZEdw
http://www.youtube.com/watch?v=Hayj41oSjAw
http://www.youtube.com/watch?v=NzGzjqb2p5c