segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

I. A Pré-História da Arte

Onde tudo começou...

Tudo que sabemos dos homens pré-históricos é resultado das pesquisas, que reconstituíram sua cultura a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo, e de pinturas achadas no interior de muitas cavernas na Europa, Norte da África e Ásia como (por exemplo, nas de Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, localizadas na França e na de Altamira, localizada na Espanha).
A Pré-História está dividida em três períodos: Paleolítico Inferior (cerca de 500.000 a.C.), Paleolítico Superior (aproximadamente 30.000 a.C.) e Neolítico (por volta do ano 10.000 a.C.).
Iniciaremos nossos estudos da história da Arte partindo do Paleolítico Superior. Segundo registros de antropólogos e historiadores, é nesse período que surgem as primeiras manifestações artísticas(Arte Rupestre) realizadas pelos seres humanos. Eram representações bem simples.Consistiam em traços feitos nas paredes das cavernas ou das “mãos em negativo”.

Supõe-se que após obter um pó colorido a partir da trituração de rochas, os artistas sopravam, através de um canudo, sobre a mão pousada na parede da caverna. A região em volta da mão ficava colorida e a parte coberta, não. Assim, obtinha-se uma silhueta da mão, como um filme em negativo.

Somente muito tempo depois é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e pintar animais. A principal característica da arte deste período é o naturalismo. Os pintores das cavernas retratavam a natureza tal qual era vista por eles. Em suas pinturas, usavam uma pasta composta por vegetais triturados, cascas de árvores, gorduras (animais e vegetais), sangue de animais, grãos, argila e cinzas. As cores mais usadas eram os tons avermelhados, o amarelo, o castanho e o branco. Elas eram aplicadas com instrumentos rudimentares ou mesmo com a boca, com auxílio de canudos.
Os artistas do Paleolítico também faziam esculturas. Predominam as figuras femininas, com a cabeça surgindo do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e quadris largos. Por serem o símbolo da fecundidade essas esculturas são chamadas de Vênus. Destacam-se entre outras a Vênus de Savinhano, a Vênus de Willendorf e a Vênus de Laussel.
Já no período Neolítico os homens pré-históricos desenvolvem a técnica de construir armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito. Além disso, iniciam a agricultura e a domesticação de animais. Favorecendo assim, a substituição da vida nômade por uma vida mais estabilizada. Eles desenvolvem a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmica e constroem as primeiras moradias de barro, palha e pedra. Utilizando uma madeira flexível eles criam o arco. Eles conseguem produzir o fogo através do atrito e iniciam o trabalho com metais. O sentido religioso ganha intensidade e são erguidos monumentos megalíticos usando blocos de pedra superpostos (dólmen e menir).
O homem do Neolítico não precisa mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, assim, seu poder de observação é substituído pela abstração e racionalização. Acontece a troca de um estilo naturalista por um estilo simplificador e geometrizante. Neste período são encontrados sinais e figuras que mais representam do que reproduzem os seres. Surgem as representações da vida coletiva. A preocupação com o movimento faz com que os artistas criem figuras ágeis, leves, pequenas e de pouca cor.
Com o tempo, essas figuras vão se reduzindo a traços e linhas muito simples. Desses desenhos surge a primeira forma de escrita, a pictográfica, ou seja, representações de seres e idéias pelo desenho.Esta é a primeira grande transformação na história da arte.

http://www.youtube.com/watch?v=E9wqLkw58Mk

http://www.youtube.com/watch?v=7845rPdmplM




Sugestão de atividades


1. Com uma folha de papel sobre uma lixa, pinte toda a sua superfície com giz de cera nas cores amarelo, vermelho, laranja e marrom.
Em seguida, usando lápis, hidrocor ou carvão desenhe uma cena da pré-história.

2. Modelando com argila, crie uma vênus pré- histórica.

3. Desenhe a silhueta de sua mão e pinte seu exterior com a técnica da pintura peneirada.





























































































































































































































































































3 comentários:

Adriana Menescal disse...

Cema, Adorei o seu Blog. Está super bem feito. Profissional mesmo. É uma excelente iniciativa. Estou orgulhosíssima!!!

Creso Artur disse...

voce poderia dar dicas de trabalhos manuais..o que acha..

Bjs

Creso Artur disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.